.

A virgindade é uma opção, um dever ou uma moda?

No outro dia andava eu na minha vidinha, em na viagem na A4, e ia a ouvir o programa do Miguel Peixoto na Best Rock FM.

Na altura estava a conversar com uma jovem da minha idade, sobre um assunto qualquer que não me apercebi. Fiz um zapping pelas estações e voltei a Best novamente. Ai, entendi o porque dela estar no programa.

Ela é virgem. Na altura que o Peixoto referiu isso estavam a receber chamadas de ouvintes e um deles colocou uma questão, no minimo, supimpa! :) Vira-se ele e pergunta-lhe "Oh Peixoto, tu que estás em frente a ela, diz-me o seguinte, ela tem 2 olhos, ou falta-lhe um braço ou uma perna?"

Um deu logo uma gargalhada tal a honestidade da pergunta :) Passou-me o mesmo pela ideia.

Aliás, qualquer homem que leia este post pensaria o mesmo. Um mulher de 26 anos, a não ser que seja alguém pouco feminino, nada atraente - se calhar o termo repelente será melhor aplicado - ou mesmo desinteressante em todos os sentidos, seria virgem porquê? Se hoje em dia o numero de adolescentes grávidas é cada vez maior, a Tv e as revistas banalizam* os relacionamentos sexuais porque isso ia acontecer?

No caso dela por opção. Diz que foi por ainda não ter aparecido a pessoa certa. "Não houve um click", para justificar que não foi por falta de oportunidade.

Realmente, a verdade é que alguns homens chegam mesmo a "atacar" tudo que mexe, e por vezes é mesmo TUDO! Por isso falta de oportunidade só se justificaria por questões acima citadas.

Acredito que seja uma opção, da mesma forma que eu opto por evitar moelas de frango, que não suporto sequer olhar. E acreditem que é igual, nunca comi moelas...

Cada um tem as suas justificações, perspectivas e crenças e como tal, não me compete a mim discutir essa situação. Mas falo nisso porque nos ultimos anos vi a "preocupação" pela virgindade crescer. E parece-me que é uma demagogia total e irreal.
São as pessoas virgens mais puras? Para mim não, até porque acho que pureza tem a ver com caracter e não é por nunca ter tido sexo e outra pessoa ter tido que são mais puros. Aliás, já vi muitas pessoas que eram defensores da moral e bons costumes, mas pregavam o contrario do que faziam...

Sinceramente, e depois de ter visto pessoas a vender a virgindade e isso a ser noticia, acho que essa questão é moda. Não o digo no sentido de atacar niguém, mas a partilhar o que penso. Para mim o sexo é uma necessidade fisiologica básica que qualquer ser humano tem, está mais que provado. Se faz, com quem faz e porque faz são outras questões que dizem respeito a si próprio. E, extendendo a minha opinião, acho que as pessoas devem fazer sexo. Desde que tenham consciencia do que fazem, da mesma forma de quando bebem tem consciencia dos seus limites. É preciso educar nesse sentido, como se educa para uma alimentação saudável ou prática de desporto.

Agora, sinceramente, se me perguntarem se a virgindade hoje em dia é sobrevalorizada, é. Acho que deve ser valorizado sim o facto de as pessoas estarem juntas, partilharem e demostrarem o que sentem quer por gestos, palavras e carinhos, no qual o sexo se insere, da mesma forma que acho que se duas pessoas se sentem bem tendo sexo por prazer, e estão ambos em sintonia em relação a isso. Tem de haver é consciencia e abertura.

Por mim, façam sexo - ou melhor, façam amor pois para mim é tudo isso com mais sentimento :)  - e sejam felizes. Sintam que estão a partilhar algo, que a intimidade pode ser a dois e os sentimentos não se esgotam em olhares e sorrisos. Podem ir mais além e transmitir muito mais. Aproveitem cada bocado da experienca. Ao fim e ao cabo, se somos os únicos animais que somos capazes de ter relações sexuais sem ser pela unica razão de reprodução, porque razão não o haveriamos de fazer? ;)


*Banalizar é o termo correcto na minha perspectiva. Muitas vezes a designação educação sexual surge nas noticias. É errado.Deve sim haver uma educação para a sexualidade, em que haja informação sim, mas educação sobre o que é um relacionamento a nivel sexual, o seu significado para cada género e o respeito da opinião de cada e a suas identidade sexual, dentro da relação. Por isso, acho que por vezes as pessoas falam demais no sexo e não na sexualidade, pelo menos, no que respeita no campo da educação, seja ela escolar ou familiar.


2 comentários:

Eu disse...

Na minha opinião este assunto continua a ser um grande tabu, senão nem sequer era sobrevalorizado o facto de se ser virgem, nem subvalorizado o facto de já não se ser.
Vivemos numa sociedade de mentalidades medíocres neste aspecto. Em que se alimenta o parecer e não o ser.
A sexualidade não deixa de ser mais uma componente pessoal que merece tanto repeito e privacidade como qualquer outra, portanto cada um sabe de si.
O que devia ser realmente ignorado e desprezado são opiniões descontextualizadas, que imitam um moralismo irreal. Grande parte das pessoas que se enquadram neste último grupo escondem uma realidade bem diferente dentro de portas.

Quanto ao facto de uma moça de 26 anos ainda ser virgem é lá com ela. De facto é sobrevalorizar publicamente uma coisa que pelos vistos tem valor para ela, e pelos vistos ela tem noção do quanto as pessoas gostariam de ouvir o que ela tinha pra dizer. Basicamente foi alimentar o humor de muita gente.

Não é vergonha ser-se virgem, assim como não é já não se ser. E se caso tivermos alguma vergonha é porque realmente estamos a viver no país certo. Agora ir pra rádio falar sobre isso, tipo "vamos mostrar a nova atracção do circo", não sei não...

Ela

Jay disse...

Concordo especialmente quando dizes que não é pelo facto de serem virgens que são mais puras. Isso da pureza ou da virgindade é um bocado subjectivo. Não aprendi muita coisa em psicologia. Mas uma das coisas que me lembro era de haver uma diferença entre virgindade fisica e psicológica, e que uma coisa não levava necessariamente à outra.

Agora em relação a fazer disso um troféu... é pá... isso com cada um.
Cada um traça os seus objectivos e as suas metas à sua maneira. Agora não venham é com falsos moralismos de avaliar e/ou criticar alguém só porque acham que tudo o que fazem é correcto. ;)

Bom post.
Faz lembrar as horas a conversar no bar dos leões (ahhhh... saudade!!)