.

"...na alegria e na tristeza, na saúde e na doença..."

Como todos sabem, nos casamentos religiosos (e possivelmente em alguns casamentos civis) é mais do que certo dizer as palavras da praxe. Ou porque faz parte, ou porque é tradição, não interessa bem o motivo desde que, de facto, faça algum sentido para quem as diz.

Penso que se proferisse essas palavras teria um grande significado para mim. Contudo, acho que teria ainda mais significado se fossem palavras escritas por mim, adaptadas à nossa experiência como casal, e de acordo com os meus desejos para o futuro. Não queria algo "chapa 5", que faz sentido para todos os casais.

E a questão também é: será que se todos tivéssemos noção do que significa prometer estar ao lado de alguém na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, haveria o mesmo nr de casamentos que há? Com isto não pretendo duvidar de ninguém, mas às vezes ouço casos que me fazem pensar se realmente existe consciência. Como se diz "Ninguém sabe o dia de amanhã"..."Não cuspas pra cima senão ainda te cai em cima"...

Quem ama realmente uma pessoa, respeita acima de tudo. Assim como nunca lhe faria algo que não gostasse que lhe fizessem também. Acho que isto resume tudo. Ideias diferentes, opiniões contrárias, discussões picuinhas, etc vão haver sempre e ainda bem! Ninguém gosta de sempre do mesmo... Mas o importante é que existe sempre algo constante: a certeza de que quer faça sol quer chovam calhaus nada muda...

Conclusão, decidimos que cada um de nós iria escrever os seus votos e lê-los no momento do casamento. Vê lá o que escreves sobre mim! Hihi

NOTA: Para quem ainda não se apercebeu, o nosso casamento será apenas civil. Portanto podem já agradecer por não terem de levar com a missa! ; ) (brincadeirinha)... Faria todo o gosto de casar pela igreja, mas não em nenhuma das igrejas/religiões que conheço. Tenho fé e acredito em Deus, assim como acredito que praticar o bem e sermos boas pessoas não tem nada a ver com ir à igreja, comungar, confessar-se, etc. Acho bem que quem o faz o faça porque é algo que sente que lhe faz bem. Política e religião não se discutem... portanto fico-me por aqui ; )

2 comentários:

Jay disse...

Sou obrigado a concordar. Acho que muita gente não dá o real valor às palavras da "chapa 5". Cada um sabe de si e vive as coisas como acha melhor, mas para mim um casamento não se aplica apenas ao acto em si, mas à consciência de tudo aquilo que uma vida em conjunto acarreta. Claro que para isso também não é preciso "casar". ;)

Mas acho boa ideia isso dos votos. :)

Vera disse...

Olá =)

Concordo que façam as coisas à vossa maneira, com o vosso toque especial ;-)

Cada um escrever os votos é uma excelente ideia, muito original e que, provavelmente, dirá muito mais(pelos menos a vocês e é isso k importa)do que a frase do costume "na saúde e na doença, trlalala..."

Um beijinho muito grande =)