.

Porquê adoptar o sobrenome do marido? TAKE 2

Olá caros amigos e leitores,

Desenganem-se, este post não se trata duma repetição, muito menos de um engano ; )

Hoje recebemos um comentário num post que escrevi à uns tempos, entitulado:"Porquê adoptar o sobrenome do marido?" ao qual não poderia deixar de responder... opá, sou mau feitio eu sei... roçou-me ligeiramente o calo : )

Antes de mais quero agradecer o comentário a este leitor anónimo, acho que todos os comentários (desde que sobre o assunto) são sempre benvindos! E acabam sempre por dinamizar as coisas, dado que mesmo nós temos estado ausentes aqui do blog : (

Primeiro, de facto, a família com o mesmo nome é bonito e útil para efeitos postais, contudo coloco a questão: porque não então adoptar o nome da mulher?... Mais à frente no comentário penso que acaba por responder a esta minha questão, dizendo que normalmente os chefes de família são os "Homens" (que faz questão de colocar com letra maiúscula). Nada contra a letra maiúscula, contudo, e não sabendo onde mora, penso que todos temos noção que hoje em dia e, cada vez mais, a quantidade de famílias monoparentais aumenta a olhos vistos, mães solteiras, pais solteiros, pais divorciados, etc etc... o estereotipo da família com a mãe e o pai casados começa a deixar de ser a maioria, se é que já não o deixou de ser! Portanto, acho que isso do homem ser o chefe da família parece-me um pouco desadequado. Há mulheres que fazem 1000 vezes melhor o papel de chefe de família, nem é preciso eu estar aqui a dar exemplos.

Segundo, isso do reforço do seio familiar, até posso concordar que possa reforçar num sentido mais psicológico... Mas isso é um grãozinho de areia quando os reais problemas começam a surgir... Ah, ele/a trai-me, ah, ele/a não me respeita, etc... mas temos o mesmo sobrenome portanto o nosso seio familiar tem muita força! Tá bem tá...

Terceiro, será que pensa mesmo assim? Ou simplesmente não quer admitir a realidade? : )

Quarto, agradecemos o comentário, não há nada melhor do que pessoas com opiniões diferentes das nossas.

Assinado: Ela






3 comentários:

vananita disse...

sem comentários... conhecendo-te bem acho que nem vale a pena dizer nada. já o percebi pelo teu "timbre de voz" ou será de escrita!!???? ;)

Anónimo disse...

Eu quando me casar vou querer o nome da minha mulher. É algo que me vai orgulhar e vai durar para a vida toda. Escrever o meu nome com o sobrenome dela, saber que as nossas vidas são uma só.
Se não adoptamos o nome também podemos questionar as alianças.
Para que as usar?
Nas alianças ate poupavas dinheiro.

Eu disse...

Para mim a questão é simples... O meu nome é meu, é a minha individualidade, é como as minhas pernas, os meus braços, etc... são meus e traduzem-me como pessoa individual.

Vou-me casar sim, porque quero, contudo, vou partilhar a minha vida com alguém, contudo quero manter o meu nome de sempre.

As alianças são o nosso símbolo de união, símbolo para nós e não para os outros.

No meu entender, uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra.

Contudo, respeito absolutamente quem quer adoptar o nome do marido/esposa e não usar alianças.
São opções como quaisquer outras.
Ah, se fosse a pensar em dinheiro não casava acredita. Poupar nas alianças? Ok...

Felicidades,

Ela